Sábado, 25 de fevereiro de 2017
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Os medicamentos para a Artrose

Médicine thérapeutique. Vol 5, numeró 8, Octobre 1999: 651-3 THERAPEUTIQUE

Resumo: A artrose dos membros inferiores é uma afeção frequente que acomete, preferencialmente, a articulação do joelho e da cadeira. Já foi demonstrado que a gonartrose (artrose do joelho) tem uma incidência de cerca de 2% por ano nos Estados Unidos, enquanto que a coxartrose por volta de 0,5% por ano. A artrose é caracterizada por uma destruição progressiva da cartilagem que termina com uma condrólise total quando não tratada corretamente. Neste estágio final , o único tratamento radical é a cirurgia , com a colocação de uma prótese articular.

O tratamento clínico para a patologia é duplo : primeiramente, melhorar a sintomatologia e a função articular e, em segundo lugar, diminuir os fenômenos de destruição articular . Ainda que o tratamento do paciente portador de osteoartrose possua uma regra geral, ele deve ser individualizado para cada um. É por demais importante, distinguir se os fenômenos dolorosos são puramente mecânicos ou, se estão associados à reações inflamatórias oriundas da membrana sinovial, o que denotará a necessidade da prescrição de anti inflamatórios hormonais ou não hormonais. Deve-se sempre ter em mente que, a osteotomia possui sua indicação preventiva nas gonartroses mono compartimentais com eixos desalinhados e quando a cartilagem ainda encontra-se em bom estado de conservação.

O tratamento da artrose, responde a regras bastantes simples : fisioterapia e cinésioterapia para o reforço muscular e manutenção do eixo de movimentação, orientação dietéticas para a perda de peso e utilização de analgésicos.

O uso de anti inflamatórios deverá obedecer às crises de inflamação e, quanto aos anti artrósicos de ação lenta, estes se justificam, e fazem parte da ação condroprotetora e de redução de medicamentos anti álgicos e anti inflamatórios não hormonais.

A indicação de tratamentos locais e cirúrgicos, está diretamente ligado à evolução da doença, devendo o especialista, estar sempre vigilante quanto à patologia e a hora correta da indicação da cirurgia.

Autor(s) : Xavier Chevalier.

Palavras chaves : Artrose, terapêutica, condroproteção, cartilagem.