Sábado, 22 de julho de 2017
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

O que são alimentos funcionais ou produtos funcionais.

A expressão Alimento Funcional ou Produtos Funcionais, segundo artigos da literatura, surgiram no Japão por volta dos anos 80 como uma nova expressão que diferenciaria determinados alimentos que possuíssem características diferentes e superiores aos produtos alimentares comuns.

Estes "novos alimentos", produtos processados e fabricados pelas indústrias alimentícias, conteriam na sua formulação ingredientes que desempenhariam funções fisiológicas no organismo, promovendo com isso uma melhora da saúde e da qualidade de vida.

No Brasil estes novos alimentos para obterem o direito de serem registrados como alimentos funcionais ou, mais modernamente produtos funcionais, além das funções nutricionais básicas de qualquer alimento deveriam ser analisados pelo Ministério da Saúde e, uma vez aprovados, receberiam um registro próprio e uma rotulagem diferente e aprovada pela ANVISA que atestaria o produto como detentor de propriedades reconhecidas como promotoras de saúde.

Podem estes produtos, dependendo da sua composição, auxiliarem na redução da curva de evolução de doenças crônicas e degenerativas, bem como auxiliar na prevenção de determinados tipos de câncer, diabetis, etc...

Um alimento funcional ou um produto funcional não é um medicamento e não age sozinho. O benefício de sua ação deve sempre estar associado à uma série de outras medidas, tais como atividade física, ingesta adequada de água e hábitos alimentares corretos.

O envelhecimento populacional é uma verdade inconteste. A possibilidade da população ter ao seu dispor substâncias que ajudem a diminuir a velocidade do envelhecimento, além de auxiliar na promoção de saúde prevenindo determinadas doenças, fez com que estas substâncias assumissem um papel primordial nos dias de hoje.

Podemos, de uma maneira simples, definir como alimento funcional ou produto funcional qualquer alimento ou produto industrializado que, além de seus componentes nutritivos, possuem adicionados a ele substâncias que promovam um ganho fisiológico e de saúde para o indivíduo.

Na Europa, se define como alimento funcional aquele que de uma maneira satisfatória tem demonstrado agir beneficamente nas funções do organismo, promovendo um maior bem estar e uma melhor saúde, reduzindo com isso o risco de enfermidades.

Nos estados Unidos, segundo o FDA (Food & Drugs Administration), são os produtos funcionais ou alimentos funcionais uma categoria de substâncias alimentares que podem favorecer a saúde.

Alimentos funcionais ou produtos funcionais são diferenciados dos demais alimentos e possuem um registro específico que só é obtido após minuciosa análise técnica que pode demorar até 2 anos.

Resumindo – “Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. São consideradas substâncias promotoras de saúde, estando associadas a uma diminuição dos riscos de doenças crônicas específicas”.

Extraído do site - www.nutricaoproteica.com.br.