Segunda, 23 de outubro de 2017
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Efeitos a longo prazo do Sulfato de Glicsamina sobre a progresão da Osteoartrose : um estudo clínico, rendomizado, controlado com placebo

The Lancet. 357: 251-6 ; 2001.

Resumo : Os autores realizaram um estudo "duplo cego" e randomizado contra placebo, em 212 pacientes com osteoartrose de joelho, que receberam1500 mg de Sulfato de Glicosamina por via oral, ou placebo, por um período de 3 anos .

Radiografias antero-posteriores de cada joelho , em extensão completa , foram tomadas no início do estudo e no 1º e 3º ano. A espessura média do espaço articular no compartimento medial da articulação tíbio femural foi avaliada por análise de imagem digital, sendo que o espaço mínimo (o maior ponto de pinçamento) pode ser medido por inspeção ocular com lentes de aumento.

A sintomatologia foi elaborada por Western Ontario and Mc Master Universiti (WOMAC) Osteoarthritis index.

Os resultados obtidos revelaram que, os 106 pacientes que receberam placebo tiveram um estreitamento progressivo do espaço articular , com uma perda média de espaço depois de 3 anos, de 0,31 mm. Entretanto, não houve uma perda significativa do espaço nos 106 pacientes que receberam Sulfato de Glicosamina.

Avaliados pelo índice de WOMAC, os sintomas pioraram moderadamente nos pacientes que receberam placebo, comparados com a melhora dos que receberam o Sulfato de Glicosamina. Não foram observadas alterações que justificassem a suspensão antecipada da terapêutica entre os dois grupos.

Os autores concluíram que os efeitos a longo prazo do Sulfato de Glicosamina podem fazê-lo ser considerada uma droga modificadora da doença osteoartrose. Esta conclusão se baseou no resultado quanto às modificações estruturais e melhora dos sintomas.

Autores : J.Y.Reginster, R.Deroisy, L.C.Rovati et al.

Palavras chaves: Artrose, randomizado, Sulfato de Glicosamina, droga modificadora.