Domingo, 20 de agosto de 2017
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Novas Perspectivas na Terapêutica Farmacológica da Artrose

Trabalho em publicação

Resumo : Degeneração e perda da cartilagem articular são as características da Artrose (Osteoartrose).

O tratamento da Artrose visa dois objetivos básicos que são: alívio dos sintomas e evitar a progressão da doença. Para tanto, qualquer estratégia terapêutica tem seu protocolo estabelecido em: medidas gerais, cinésio-fisioterapia, fármacos e procedimentos cirúrgicos.

Dentro da terapia farmacológica, são utilizados os analgésicos, os antiinflamatórios não hormonais (AINH), e as drogas de ação lenta para o tratamento da Osteoartrose (SADOA). Recentemente foram lançados novos fármacos de administração local que também auxiliam no tratamento.

De todas as drogas ditas SADOAs, é o Sulfato de Glicosamina a mais bem estudada existindo, porém, outras drogas com finalidades semelhantes .

Uma abordagem multi disciplinar que compreende inúmeras medidas conjuntas, é a forma correta de tratamento.

Na atualidade, a terapia farmacológica da artrose oferece alternativas que não só contemplam adequadamente o tratamento sintomático, como o evolutivo da doença.

Autor : Dr. Gustavo Nassweter.
Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital de clínicas de Buenos Aires

Palavras chaves : SADOA (Slow Acting Drugs in Ostearthritis), AINH (anti inflamatórios não Hormonais), Fármacos, Artrose, Osteoartrose, Sulfato de Glicosamina.

Trabalho original clique aqui.