Sexta, 28 de abril de 2017
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

A Osteoartrose em Mulheres

A maioria dos casos de osteoartrose em mulheres, ocorre por volta da 4ª e 5ª décadas da vida, época em que a mulher entra na menopausa. Nesta ocasião, a baixa dos níveis hormonais tão necessário para o estímulo das células de reposição do tecido conjuntivo (osso, cartilagem, músculo etc.) perdem seu mais importante estímulo levando ao que chamamos de envelhecimento.

Osteoporose, Sarcopenia e Osteoartrose são alterações que se agravam nesta ocasião.

Uma reposição hormonal correta, juntamente com o uso de substâncias condroprotetoras, exercícios, e alimentação adequada, poderão ser medidas de valia na prevenção da curva de evolução destas doenças.

Nos casos das Osteoartroses de articulações que suportam carga, a perda de peso exerce papel fundamental, uma vez que diminui a zona de pressão sobre as cartilagens acometidas. Suplementos nutricionais com alto valor protéico, ingeridos duas horas antes das refeições, exercem um efeito inibidor da fome, auxiliando de maneira importante na perda de peso. Se a esta estratégia for acrescentada uma atividade física com baixa carga os resultados serão ainda melhores. Pilates, alongamento, hidroterapia, hidroginástica e exercícios em isometria podem ser praticados pela grande maioria dos pacientes.

Se levarmos em consideração que á partir desta idade existe como regra uma tendência de aumento da massa gorda, a ingesta protéica adequada e balanceada poderá exercer um efeito inibidor no aumento nocivo desta. Neste casos, apoio nutricional por parte de profissionais gabaritados e a prescrição de Suplementos Nutricionais e Funcionais é de grande valia.

Procure um Reumatologista de sua confiança e informe-se o que é o melhor no seu caso.

Dr. Antonio Carlos Novaes
Reumatologista - Assistente Estrangeiro da Fac. de Med. de Paris